Bispo

Bispo

 

O Festival Teatro em Movimento desembarca m Ouro Preto com o espetáculo “Bispo”.  A peça faz parte da programação do festival que é uma das mais importantes iniciativas de fomento às artes cênicas de Minas Gerais.

“Bispo” é espetáculo solo, desenhado por partituras físicas e vocais, uma investigação que dialoga com uma possível lógica de criação do artista Arthur Bispo do Rosário. O universo místico de Bispo do Rosário, sua relação com a obra, a visão da Virgem Maria, a paixão pela psicóloga e os delírios são abordados com ritmo, humor e profundidade. A encenação se propõe a dividir com o público uma “loucura lúcida” e novos olhares sobre a potência do personagem brasileiro. A concepção foge das catalogações de “regionalismo”, “loucura”, “artes plásticas”, sem deixar de incluí-las, e provoca a reflexão acerca de identidade, diversidade e cidadania, em um momento propício para o diálogo sobre temas tão humanos.

Artur Bispo do Rosário nasceu em Japaratuba, Sergipe, em 1911. Sabe-se que foi fuzileiro da Marinha e pugilista, chegando a campeão latino-americano da categoria peso leve. Foi internado pela primeira vez em hospital psiquiátrico em 1938 após “delírio místico” por dois dias nas ruas. Em 1939, transferido para a Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, passou a desenvolver o seu processo criativo com a missão de reconstruir o mundo em miniaturas. Entre saídas e retornos, passa mais de 40 anos na colônia, e lá cria a maior parte de sua obra. Os seus trabalhos remetem a uma espécie de inventário do mundo para o dia do Juízo Final. A sua obra é atualmente referência das artes plásticas no Brasil e no exterior.

 

Bispo


Data
15 e 16 de julho, sábado às 20h e domingo às 19h
Classificação
12 anos
Duração
60 minutos
Ingressos
R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Direção
João Miguel
Outras informações
(31) 3282 5420
Realização
Patrocínio
Promoção Cultural
Apoio
Hotel Oficial
Produção