Oficina A Dimensão Gestual e Espacial da Ação Vocal

3.jul.2017

com Francesca Della Monica (Firenze/Itália)

8 e 9 de julho > 9h às 13h

Local > Laboratório de Prática Teatral – CTAN – UFSJ (São João Del Rei)

 

Intenção > Exploração da ação vocal em relação ao espaço cênico e à sua gestualidade, como um fenômeno antropológico e performativo. Em particular, pretende-se observar como a reação a um espaço físico, relacional e imaginativo pode interferir na dinâmica fônica e na superfície ressonante do corpo. Dessa forma, propõe-se o estudo do espaço vocal, entendido como o campo de ação do movimento e do gesto vocal na voz falada e na voz cantada, na performance individual e coletiva, e como espaço de idealização tímbrica e expressiva.

 

Francesca della Monica > Artista, pedagoga e pesquisadora italiana, Francesca Della Monica conduz uma pesquisa original sobre as diversas possibilidades da voz e da musicalidade no âmbito teatral contemporâneo, por meio de uma metodologia própria. É considerada uma das maiores especialistas na Europa, seja pelo aspecto técnico quanto pelo criativo, com um sólido conhecimento tanto das técnicas tradicionais quanto das experiências experimentais e de vanguarda – fruto de uma formação eclética que reúne a Filosofia, a Arqueologia, a Música, o Teatro e as Artes Visuais. Destaca-se também pela sua experiência e predileção pelo estudo das notações não convencionais da voz, próprias da música contemporânea. O seu particularíssimo percurso artístico conduziu-a a colaborações significativas, destacando-se o encontro com John Cage, um dos principais nomes da música do século XX, que compôs e adaptou alguns solos para a sua voz. No que diz respeito à pesquisa vocal, Representa a Itália no âmbito da Instituição Giving Voice of Wales, um dos mais importantes organismos de pesquisa europeia sobre os estudos voltados à vocalidade. A partir de 2011, estabeleceu uma parceria artística e pedagógica com o artista e pesquisador brasileiro Ernani Maletta, trabalhando continuamente também no Brasil, em colaboração com diversos grupos e artistas cênicos, entre os quais se destacam o diretor Gabriel Villela e o Grupo Galpão.

 

Número de vagas: 30

 

👉 Inscrições ATÉ SEXTA (07.07) pelo e-mail: casaaberta@ufsj.edu.br (envie o seu currículo e motivações em fazer esta oficina).