OFICINA ‘Mata Teu Pai’

22.jan.2018

Procura-se pessoas de todos os sexos, maiores de 65 anos, para participarem de uma obra teatral, que tem inspiração no mito da MEDEIA. Não precisa ter experiência anterior, a não ser a própria vida. Não precisa ter nenhuma expectativa em relação ao trabalho, só estar nele. Precisa querer se encontrar com outras pessoas e ter sua própria manifestação artística. Seja ela como e qual for.

Assim poderia ser o anúncio para convidar as pessoas a participarem desta oficina que desaguará no espetáculo Mata Teu Pai, de Grace Passô, escrito como um solo para a atriz Debora Lamm e para um coro de pessoas comuns.

Ela tem por objetivo criar um grupo que irá dialogar com a Debora e com a plateia, traçando um paralelo entre a Arte e a vida real, presente. Queremos abrir o teatro para todas e todos que quiserem nele estar. Como disse o coreógrafo francês Jerome Bel, “o teatro é uma comunidade tanto em cena quanto fora dela.”

Nesta oficina/ensaio, irei focar nos gestos e memória de cada um, em suas particularidades e sonhos. Mas principalmente, no encontro com o outro. Durante os 2 dias de oficina, serão selecionadas 10 senhoras para fazerem o coro da Medeia, no espetáculo Mata Teu Pai. Essa experiência foi muito bem sucedida nas cidades de São Paulo (Sesc Ipiranga) e em Curitiba (Festival de Teatro de Curitiba).

A oficina acontece nos dias 21 e 23 de março, de 14h às 17h no Teatro Sesiminas.

Inez Viana (diretora da cia OmondÉ de teatro)