TEATRO

O Festival Teatro em Movimento traz a Belo Horizonte “Através da Íris”, espetáculo que dá início à comemoração dos 90 anos de Nathalia Timberg.  Na peça ele vive Íris Apfel, 97 anos, empresária, designer de interiores e hoje uma das maiores referências mundiais na arte pop e no mundo fashion.

É sobre esta mulher que fala “Através da Iris”, solo de Nathalia Timberg com texto inédito de Cacau Hygino e direção de Maria Maya. A Direção de produção é de Bruna Dornellas e Wesley Telles da WB Produções.

SINOPSE

Nathalia Timberg está em cena como Iris Apfel dando uma entrevista – ela abre sua casa e divide, com uma suposta equipe jornalística, suas histórias e opiniões sobre os mais variados assuntos, sem papas na língua.

A MONTAGEM

Nas palavras da diretora: “O que mais me interessa durante o processo de construção teatral é a possibilidade de se estabelecer inúmeros pontos de vista sobre a mesma obra ou, no nosso caso, sobre a mesma pessoa. Quando me deparei com essa figura excêntrica, icônica que é Iris Apfel, eu, de imediato, fiz a minha escolha. Transpor para cena não aquela mulher com todos seus acessórios e marcas. Mas sim me apropriar do ser humano que estava por trás disto, aproximando o espectador deste universo, que para mim não era somente estético. Estabeleci minha encenação por vias do teatro documental, na tentativa de ultrapassar essa linha tênue entre realidade e ficção. Onde as questões abordadas são pertinentes a qualquer geração, em qualquer tempo, afirmando verticalmente um pacto com o real.”

A diretora Maria Maya, em parceria com o autor Cacau Hygino, concebeu o espetáculo como um documentário cênico. Os depoimentos da atriz no palco se misturam às suas aparições em vídeos projetados no cenário. As ações presenciais dialogam com as ações virtuais, numa interação em tempo real.

O Teatro em Movimento tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO
Teatro – Centro Cultural Sesiminas
Endereço – Rua Padre Marinho, 50 – Santa Efigênia
Dias – 13 e 14 de abril
Horários – Sábado às 20h e domingo às 19h
Ingressos – De R$25,00 a R$50,00

INFORMAÇÕES: (31) 3241-7181